NotíciasProjetos

Projeto Raízes do Esporte: inclusão, identidade e alto rendimento para jovens indígenas, quilombolas e periféricos

By 7 de agosto, 2025No Comments

Representantes do Cruzeiro, da World Legends e do Instituto Palestra Itália se reúnem para definir as etapas do projeto Raízes do Esporte.

O Instituto Palestra Itália, em parceria com o Cruzeiro Esporte Clube, World Legends Ltda. e o CTE-Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, apresentam o Projeto Raízes do Esporte, uma iniciativa transformadora submetida conforme os fundamentos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O projeto tem como missão formar atletas para o esporte de alto rendimento, ao mesmo tempo em que, promove inclusão social, valorização da cultura brasileira e fortalecimento da cidadania.

O Brasil é formado por três matrizes culturais básicas: indígena, negra e portuguesa. Apesar da relevância histórica de sua representatividade, os povos indígenas e quilombolas continuam enfrentando barreiras estruturais de inclusão social e ausência de iniciativas que gerem estudos da potencialidade dessas comunidades em práticas esportivas.

De acordo com o Censo 2022 (IBGE), mais de 3 milhões de brasileiros se identificam como indígenas ou quilombolas. A maioria vive fora de áreas oficialmente reconhecidas e enfrenta altos índices de vulnerabilidade social. O Projeto Raízes do Esporte nasce como resposta a essa realidade, promovendo acesso, visibilidade, protagonismo e oportunidades para esses jovens.

A proposta beneficiará diretamente 480 adolescentes de 12 a 18 anos, sendo 380 meninos e 100 meninas, oriundos de comunidades indígenas, quilombolas e periféricas dos municípios de Belo Horizonte e São João das Missões, em Minas Gerais.

Muito além da prática esportiva, o projeto promove desenvolvimento humano, vínculos comunitários e reconhecimento cultural. As atividades incluem oficinas de atletismo e futsal, que oportuniza o crescimento físico, técnico e social dos participantes.

Metodologia baseada na transformação social

O Raízes do Esporte será executado por uma equipe multidisciplinar, formada por treinadores, coordenadores, monitores e profissionais de apoio, todos capacitados para atuar com sensibilidade e respeito às especificidades de cada comunidade.

Além disso, o projeto prevê a capacitação de lideranças locais, garantindo a continuidade e a sustentabilidade das ações, mesmo após o encerramento das oficinas.

Etapas do projeto

1. Seleção das comunidades e mobilização de suas lideranças;

2. Identificação de talentos e análise do perfil e potencial esportivo dos jovens das comunidades selecionadas;

3. Oficinas esportivas, diagnóstico da amostra selecionada, desenvolvimento e avaliação dos futuros atletas;

4. Intercâmbio esportivo para a integração de atletas de destaque, visando a formação de equipes e treinos permanentes;

5. Capacitação técnica de profissionais locais para a continuidade das atividades esportivas.

Para garantir a qualidade de formação e evolução dos atletas selecionados, está prevista a aquisição de uniformes, equipamentos técnicos e estrutura adequada para os treinamentos, incluindo: iluminação adequada, piso esportivo e materiais permanentes. Os locais de execução seguirão as exigências de acessibilidade determinadas pelo Decreto nº 6.180/2007.

O Instituto Palestra Itália acredita que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. O Raízes do Esporte representa, não apenas um investimento em desempenho esportivo, mas o compromisso com a inclusão, a dignidade e o futuro das juventudes brasileiras.